(Texto escrito por Miriam Caldasso em 26/5/2009).
26ª. MARATONA INTERNACIONAL DE PORTO ALEGRE, 4ª. MARATONA REVEZAMENTO BRASKEM E RÚSTICA 9 KM – 24/5/2009.
Maratona de Revezamento para 02, 04 e 08 Participantes.
Um lindo dia ensolarado contemplou corredores de 17 estados brasileiros que desfilaram pelas ruas da capital gaúcha no dia 24 de maio. A temperatura oscilou entre 18 e 28º C, aquecendo o ânimo dos torcedores que vieram para prestigiar o evento.
Sob aplausos do público, confirmou o favoritismo, Adriano Bastos, 31 anos, o hexa campeão da Maratona da Disney, comemorou saltitante, seu primeiro lugar na maratona masculina, marcando 2h19min20s nos 42,195 Km. Bastos comemorou sua terceira vitória nesse ano, pois havia vencido a Maratona da Disney e Santa Catarina. Em segundo, chegou José Pereira da Silva, de Natal, campeão do ano passado. Em terceiro, classificação para Giliard Pinheiro, de Santa Catarina. Os gaúchos Laírton da Silva e Gustavo Caurio, completaram o pódio classificando-se em 4º. e 5º. lugar, respectivamente. Logo após a chegada, perguntaram a Bastos se iria tatuar o símbolo de Porto Alegre, o maratonista que marcou no corpo cada uma das seis vitórias na Disney deixou escapar: – Não sei qual é o símbolo daqui! No pódio, o paulista se redimiu: – Já sei que é o Laçador, mas vou pensar! Seu maior objetivo é chegar à Ultra-Maratona de Conrrades, 87 Km, na África do Sul em 2014.
Na maratona feminina, a vencedora foi a paulista estreante na prova, Conceição Maria de Carvalho Oliveira, 33 anos. Ela se preparava para correr a Maratona de São Paulo, na semana que vem, mas mudou de planos na última hora, ao analisar o clima e percurso de Porto Alegre. A vitória no Circuito Caixa, no ano passado, deixou-lhe boas lembranças da capital.
– Porto Alegre me traz sorte, disse a campeã. Em segundo lugar, a gaúcha tetra-campeã da prova, Rosa Jussara Barbosa, explica o motivo de sua colocação, enfrentando dificuldades para conciliar o treinamento com o último ano da faculdade de Educação Física, em passo fundo. – Até minha formatura, os estudos será a prioridade. Quando estiver com o canudo, voltarei a me dedicar às competições. A terceira, a cruzar a linha de chegada foi à gaúcha Luciana Beatriz da Luz.
A maior vitória veio por Carlos Roberto Oliveira, sagrando-se octa campeão da prova na Categoria Cadeirante, com o tempo de 2h02min48s. Mesmo afastado por mais de um ano das competições devido a uma lesão no ombro, Carlão, deu a volta por cima. – Vários médicos disseram que eu teria que parar. Agora me tornei o maior vencedor da Maratona de Porto Alegre – disse. Ao concluir a prova, o campeão agradeceu a equipe médica que conseguiu reverter o laudo negativo.
A Hepta Campeã da maratona de Porto Alegre, Geni Mascarello, foi homenageada como “Madrinha” do evento e desfilou no carro de apoio que marcava o tempo da prova, próxima aos atletas do pelotão de frente.
A Maratona de Revezamento para 02, 04 e 08 participantes, tornou a competição ainda mais atrativa, possibilitando a participação de corredores de todos os níveis de condicionamento físico. Reuniu atletas representando Empresas, Academias e Equipes. A Equipe Miriam Caldasso sagrou-se campeã do Revezamento da Maratona em duplas, com os atletas Alcides dos Santos Barros e Jéferson Lopes.
CADEIRANTE FEMININA
1º. ERINELDA RODRIGUES DA SILVA – 2h37min19s
CADEIRANTE MASCULINO
1º. CARLOS ROBERTO OLIVEIRA – 2h02min48s